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5 Práticas para Otimizar os Procedimentos de Ordem e Limpeza no Local de Trabalho

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5 Práticas para Otimizar os Procedimentos de Ordem e Limpeza no Local de Trabalho

Quando se definir que a Segurança é um Valor em sua empresa, um dos primeiros passos é definir como se parece uma empresa, o time, as práticas quando a Segurança é um Valor. E, com certeza, esta definição inclui pisos limpos, áreas organizadas e tudo em seu devido lugar. Mas isso não é apenas porque cria uma imagem bonita. A Ordem e  a Limpeza adequada é essencial para  evitar incidentes e acidentes, mas também a aumentar o moral, o clima, a produtividade e a qualidade do trabalho.

Os benefícios da Ordem e Limpeza se aplicam a todos os locais de trabalho, incluindo fábricas, Manutenção, Serviços diversos, armazéns, lojas de varejo e escritórios. Aqui estão cinco práticas fáceis de manter a limpeza do local de trabalho em primeiro lugar.

O serviço de limpeza não apenas evita incidentes e lesões, mas também ajuda a aumentar o moral, a produtividade e a qualidade do trabalho. Os benefícios da limpeza também não se limitam aos canteiros de obras; essa prática de segurança se estende a todos os locais de trabalho, incluindo fábricas industriais, fábricas, armazéns, bem como lojas de varejo e escritórios.

Há diversos programas nacionais e internacionais que podem lhe ajudar a sistematizar e fortalecer a cultura de organização. Não os abordarei aqui, mas lhes forneço 5 práticas fáceis de manter a Ordem e  a Limpeza do local de trabalho.

 

1 – Limpe Conforme o Uso

Implementar uma estratégia de limpeza que esteja em sintonia com o uso diário pode economizar tempo e ajudar a estabelecer bons hábitos de limpeza. Os funcionários devem ser incentivados a guardar as coisas assim que terminarem de usá-las, incluindo itens que possam representar riscos à saúde, como derramamentos. Dessa forma, é possível reduzir a quantidade de tempo e energia necessários para a limpeza, além de diminuir significativamente o risco de lesões. Além disso, a limpeza contínua durante o trabalho pode reduzir os problemas ergonômicos e diminuir o risco de acidentes como escorregões, tropeções e quedas.

Organizar adequadamente o espaço de trabalho e dedicar tempo para limpar a bagunça pode trazer benefícios para a saúde e segurança dos funcionários, reduzindo o risco de falhas e incidentes. É importante evitar deixar a limpeza para o final do turno, pois a ansiedade de ir embora na hora programada pode aumentar a probabilidade de erros humanos e incidentes.

É para este momento que os treinamentos que realizamos sobre fatores humanos: percepção do risco, comportamento seguro, mindfullness  podem ajudar a controlar o a consciência situacional dos funcionários em seu comportamento durante as práticas de limpeza.

 

2 – Clareza que Possibilita Controlar os Riscos

As atividades de Ordem e Limpeza possibilitam a produção de clareza junto aos operadores e oportunidade para observar e refletir sobre o que está presente na área de trabalho e sua utilidade. Naturalmente, os perigos podem ser identificados e os riscos avaliados.

Por exemplo, áreas de acesso bloqueadas, saídas de emergência bloqueadas, espaço restrito para a movimentação, materiais dispersos no piso, EPI’s usados sobre equipamentos do processo, extensões elétricas na área, panos de limpeza deixadas na operação, armazenamento fora do espaço determinado, etc. Este momento propicia a identificação de oportunidades que podem ser usadas pelos gestores para, junto com a equipe, tratar os problemas operacionais que naturalmente aparecem, É comum ainda ocorrer o armazenamento de material, ao final do mês, além dos espaços determinados. A pergunta aqui é: qual o risco associado à operação? O risco é aceitável? Este diálogo e trabalho em conjunto com a operação possibilita a prevenção assim como o aprendizado.

A Segurança nunca alcançará um nível elevado se a régua de aceitação dos riscos for baixa (complacência).

A familiaridade com práticas sub-ótimas de trabalho podem levar a se conviver com o risco. Num processo de soldagem os funcionários deixavam a ponta de solda que sobrava no piso. O acúmulo durante o turno de trabalho se tornava grande, com os operadores pisando sobre elas. Não se percebiam do problema, pois sempre foi assim. Se a limpeza for terceirizada, é fácil ignorá-la porque é responsabilidade de outra pessoa. Por esse motivo, é importante designar uma pessoa que esteja no local de trabalho para supervisionar diariamente os resíduos do trabalho.  A questão não é só o resíduo e sim o desperdício que pode gerar perdas financeiras e gerar vários perigos.

Limpeza e organização no trabalho - grupo de funcionários limpando setor

3 – Tudo em seu devido lugar

A Ordem e Limpeza devem ser vistos com um processo pessoal, no nível do hábito. Terminou de usar, guarda no lugar certo, mesmo que haja outras atividades a serem feitas.

Houve um acidente no ano passado, numa emrpesa pretadora de serviço, pois uma lixadeira, ficou “armazenada, guardada” sobre uma peça metálica. Alguém resolver  colocar o plug na tomada de energia e ela funcionou imediatamente, vindo a se deslocar cortar a mão do operador.

Disciplina não significa rigidez. Disciplina é educação e profissionalismo.

As inspeções das áreas tornam-se um elemento essência de controle, pois o ser humano é falho e tudo tende a se desorganizar. O nome disso é entropia. É necessário que o seu processo forneça garantias. Ninguém melhor que o gestor da equipe para liderar esta iniciativa, dando o exemplo, estabelecendo um alto padrão de ordem e limpeza, desmotivando a complacência. E nada melhor do que o gerente deste supervisor ara fazer isso acontecer. Esta não

É uma função da área de Qualidade e tão pouco da Segurança, a função de inspeção é da área de Operação / Produção.

 

4 – Comunique e Incentive a Limpeza

Para promover a Ordem e Limpeza de um ambiente, é importante que haja uma comunicação clara e objetiva para incentivar essa prática. Dessa forma, é vital que sejam criadas estratégias de comunicação eficientes para incentivar a limpeza.

Uma das maneiras de se comunicar e incentivar a limpeza é por meio da educação ambiental. É preciso que as pessoas tenham consciência sobre o impacto que o acúmulo de lixo pode causar ao meio ambiente e à saúde pública. Assim, é fundamental que haja palestras, treinamentos e campanhas que alertem sobre os riscos e conscientizem sobre a importância da limpeza.

Outra forma de incentivar a limpeza é por meio de campanhas publicitárias ou endomarketing. É possível criar materiais impressos, vídeos que abordem a importância da limpeza e suas consequências.

 

5 – Planeje, Defina Processo, Coloque na Agenda

Terceirizar pode ser bom e ruim. É ruim quando a responsabilidade pela limpeza é do contratado e o de sujar é dos funcionários. Este viés não gera uma Cultura de Segurança ou de Qualidade. Você nunca vai ter um processo excelente com um mindset medíocre.

Qual é a Excelência Operacional ou a Segurança ou a Qualidade que vocês querem ter?

O primeiro ao responder é o CEO, diretores e gerentes, os demais seguem o gerente e os supervisores. Assim é a vida. O operador só faz o que é importante para o supervisor, nem mais, nem menos, nem melhor. O supervisor age da mesma forma em relação ao gerente.

Então é necessário definir diretrizes claras a partir da Diretoria, as quais os gerentes precisam implantar “com carinho”, definindo o que cada nível organizacional vai fazer para garantir que o processo de Ordem e Limpeza seja implantando e mantido com êxito, produzindo valor.

Fazer isso requer habilidades de gestão de mudança, comunicação, gerar compromisso e uma forte conscientização. Os supervisores precisarão executar estas atividades dentro de sua rotina operacional, mantendo a sua disciplina operacional.

Um plano formal por escrito e alocação de tempo de trabalho é vital e precisa produzir indicadores de processo e de resultado, além de entrar nas reuniões gerenciais.

Para garantir soluções de longo prazo, os gerentes devem incorporar essas tarefas em seu plano de manutenção preventiva. Os supervisores podem adotar ações corretivas, como criar um espaço de armazenamento para itens que estão causando obstruções, manutender máquinas e equipamentos para evitar mau funcionamento e estabelecer um cronograma de limpeza regular para tarefas que podem ser facilmente negligenciadas.

 

6 – Inspeções regulares

É importante que a gerência e os funcionários realizem inspeções periódicas nas áreas de trabalho. Durante essas inspeções, devem ser discutidos abertamente os padrões atuais de limpeza, a fim de melhorar os processos através da implementação de uma ordem e limpeza de maior nível. Além disso, é importante estar atento a riscos menos óbvios, como a presença de pequenos volumes de inflamáveis para limpeza, o uso de pequenas ferramentas improvisadas pelos funcionários para facilitar o trabalho, etc.

Resumindo, identificar e corrigir problemas é uma parte importante do processo de manter o local de trabalho limpo e organizado. Os funcionários devem ser incentivados a relatar quaisquer problemas ou preocupações relacionados à limpeza e à organização. Os gestores devem trabalhar com os funcionários para resolver esses problemas e implementar soluções duradouras.

Essas inspeções são um elemento essencial para se promover um Ambiente Seguro de Trabalho, capaz de fortalecer a Qualidade do processo e a Produtividade.