Comportamento Seguro
Liderança • Prevenção de Acidentes • Operação Segura
Como Desenvolver o Comportamento Seguro
É sempre um desafio desenvolver o comportamento das pessoas, das equipes e melhorar o seu próprio comportamento. Vamos entender o seguinte… os resultados de toda uma empresa ou de toda uma organização advém dos comportamentos das pessoas, de todos os níveis de todos os níveis organizacionais, do diretor à operação, ao faxineiro, ao contratado. A somatória desses comportamentos, produzem lucro ou prejuízos, saúde e segurança.
É isso, por isso que comportamento é essencial para desempenho e para aprendizagem, pois o comportamento é essencial para tudo em que fazemos. Só que os profissionais focam muito em sistema, regras, normas, instalações maravilhosas. Ok, é importante dar condições de trabalho e aprendizagem. Só que não é suficiente, pois o comportamento das pessoas que é determina o desempenho, que leva aos resultados.
Não é sobre Implantar mais Programas
Melhorar o comportamento não é sobre implantar mais programas. É, a grande tendência de todo gestor quando quer melhorar o desempenho da equipe “ah ! vamos melhorar colocando um novo programa!” e um novo programa todo ano.
Com isso, quando a gente fala em desenvolver o comportamento seguro, temos que entender que desenvolver é igual a melhorar o comportamento já existente, as vezes pequenos ajustes nas variáveis ao redor da equipe ou do funcionário são suficientes para promover essa melhoria, o desenvolvimento desejado.
O comportamento é o efeito do ambiente que envolve o funcionário, então para melhorar o comportamento, eu preciso melhorar o “ambiente” ao redor dele, preciso melhorar a organização a empresa, pense nisso!
Se você que reduzir os acidentes, precisa é melhorar o desempenho!
1º Melhorar a Presença do Líder na Operação!
O líder é aquele que influencia o comportamento seguro do outro. Ele é que melhora o desempenho da equipe e gera resultados positivos com a equipe. Se nós não melhorarmos a presença dos líderes eles não vão orientar, educar, ajudar na melhoria dos comportamentos operacionais.
É igual quando éramos crianças, nossos pais nos ensinaram a escovar os dentes. Eles precisavam ficar do nosso lado e fazer conosco muitas vezes, depois foram se afastando gradativamente nos dando autonomia, é a mesma coisa na operação.
2º Reduzir a Tolerância aos Riscos!
Precisamos reduzir a tolerância aos riscos! São as pessoas aceitam os riscos e quanto mais se aceita os riscos, mais perigoso fica.. Ex: quando a pessoa vê um semáforo amarelo e pensa, “vou acelerar que ainda do tempo!” a pessoa está assumindo um risco e aí ele fica cada vez mais habituado, isso se torna normal, qual é o próximo nível de exposição? Quando o semáforo está praticamente fechando e ele ainda acha que vai dar tempo. O resultado é um acidente. Precisamos reduzir a tolerância zero ao risco, ao ao erro e ao dano.
Os gestores estão orientando, usando sua autoridade para conseguir limitar os comportamentos. Esse é o primeiro lado, no segundo, precisamos desenvolver a Segurança e a Saúde como um valor. Para reduzir a tolerância ao risco eu preciso desenvolver a segurança como valor, pois se nós não desenvolvermos os valores das pessoas para a sua própria segurança e a das pessoas ao seu redor, fica impossível termos sucesso na melhoria do comportamento.
Se eu verdadeiramente quero ter desempenho, eu preciso reduzir a tolerância ao erro, torná-la aceitável. Devemos criar aquela “fome” – eu vou acertar, vou acertar, vou acertar.
Se não aceito o risco, eu vou pensar, planejar antes, vou agir, sempre pensando na segurança como um valor, fazendo a melhoria continua.
3º Trabalhar com Indicadores Positivos!
É igual jogo de futebol, quanto mais gols para seu time preferido, melhor vai ser! Então o que você quer melhorar em termos de comportamento ou comportamento da sua equipe?
Uma forma de comunicar quando chega todo mundo para trabalhar, o pessoal se reúne no café, café entre aspas, para discutir como foi a operação anterior, como vai ser a de hoje, quais são os objetivos, as restrições, os recursos disponíveis, como é que a gente vai fazer a jornada?
Então precisa medir não só o número dessas reuniões ocorrendo, mas qualidade dela.
Indicadores positivos geram comportamento seguro, o indicador positivo em manutenção envolve inspeção frequente de elementos importantes como conexões, bombas, suportes, inspeção visual. Como uma inspeção visual bem feita você evita trinta por cento de todos os incidentes que ocorrem não programados na área de manutenção.
Então os indicadores positivos tem esse poder, o poder de ajudar a melhorar as coisas, inclusive existe uma frase na área de gestão, só é feito aquilo que é medido, então isso diz tudo, certo?
4º Ter uma cultura justa!
É necessário criar um ambiente de segurança psicológica, a onde o funcionário que trabalha bem vai ganhar o tapinha nas costas. Ele é aquele que trabalha há dez anos, faz todo dia tudo certo e geralmente é esquecido.
Enquanto que trinta por cento da força de trabalho dão um trabalho enorme, sobrecarrega o chefe. Enquanto os que entregam o trabalho bem feito ficam largados, sem atenção, esses não deixam de ser campeões, mas irão se tornar medianos, suficiente para manter o emprego pela falta de atenção dos chefes.
Em uma cultura justa, aquele que tem uma performance maior, ele é beneficiado, ele é valorizado, reconhecido, não estou falando de dinheiro – eu estou falando reconhecimento social. Exemplo: José, você fez isso, todo dia você faz tal comportamento, entrega o esperado, os prazos são compridos, obrigado por fazer o correto, você é diferenciado.
Agora aquele que não consegue entregar o trabalho direito, numa cultura justa ele é abordado pelo líder, falei líder não chefe, e o líder ajuda esta pessoa a entregar um trabalho melhor. Você entende? Ele não vai lá para criticar, ele vai para ajudar, para melhorar o desempenho deles, sem abandonar o restante da equipe.
Isso é uma tarefa que é planejada, precisa ser planejada, não se faz de improviso. É essencial que o melhor, os bons, os melhores performadores são eles que pagam nossos salários!