Livros Publicados
Serviços
Artigos Recentes
Quais São os Benefícios da Segurança Comportamental?
Os benefícios de uma pessoa orientando a outra, auxiliando-a a acertar mais, tornando o seu trabalho mais seguro e de maior qualidade são óbvios.
Agora imagine o quando o desempenho de segurança e do negócio podem ser melhorados se esta iniciativa é realizada em larga escala, abrangendo todas as áreas e turnos. Implantar uma cultura de feedback (conversa) faz a diferença para os resultados e para o clima organizacional. A evidência existente em inúmeros cases e pesquisas científicas mostram-nos que isto é possível.
O BBS – Behavior Based Safety ou Segurança Comportamental é um processo que oferece às organizações a oportunidade de aumentar o nível de excelência em segurança pela promoção de uma resposta rápida aos indicadores pró-ativos, construindo o senso de propriedade, a confiança, unidade nos times e fornecendo oportunidades de empowerment relacionadas à segurança do funcionário. Igualmente importante para a cultura organizacional, o BBS fornece, à gestão da linha ou da operação, a oportunidade de provar e demonstrar os seus valores no local onde a verdade ocorre – a operação.
O BBS pode impactar diretamente no número de acidentes ou coeficiente de frequência. A literatura internacional de segurança demonstra que isso ocorre com consistência.Deve ser observado que, as múltiplas facetas de uma organização podem influenciar as variações no número de acidentes. Quando um controle estatístico de processo é aplicado, a organização percebe que flutuações específicas podem ocorrer, entretanto, o processo permanece “no controle”. O BBS é “a chave principal” para a segurança. Não é uma solução mágica ou fácil para todos os problemas. É um importante processo que aborda o elemento humano de forma lógica, científica, estruturada com indicadores pró-ativos e preditivos.
Resumindo, as principais vantagens que a empresa obtém são:
1. Os funcionários passam a acertar mais.
2. Reduzir o número de acidentes.
3. Maior envolvimento / participação nas atividades de segurança pela força de trabalho e pelos gestores.
4. Estabelecer um processo formal de observação envolvendo todos os funcionários que fornecerá dados para a solução de
problemas, reconhecimento e melhoria contínua.
5. Um ambiente de trabalho positivo que gere orgulho sobre os processos de segurança e conquistas.
6. Engajamento da liderança no processo através de atividades específicas.
7. Redução da complacência.
8. O funcionário passa a se sentir dono da sua segurança e da segurança dos colegas.
9. Fortalecimento da cultura de segurança.
Escrito por:
Carlos Massera é um consultor de gestão e comportamento, palestrante em Segurança e Liderança. Autor de “7 Fatores para o Sucesso de Seu Programa Comportamental, ” O que é a Segurança Comportamental”, “Como a Liderança Garante a Melhoria para a Segurança” e o seu livro mais novo a ser lançado na Amazon “Aumentando a Percepção dos Riscos”. Ele é um especialista em como alcançar as pessoas – como falar com elas para ouvirem e entenderem. Clique aqui para obter mais informações e para conversar sobre as suas necessidades com o Carlos Massera.