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5 dicas para produzir mais resultados em redução de acidentes
O programa de comportamento seguro ou de segurança comportamental é uma parte essencial para se fortalecer a cultura de segurança. Entretanto, muito se tem errado na implantação e na gestão destes programas e os resultados tardam a aparecer ou não são consistentes. Aqui lhe forneço 5 dicas para produzir mais resultados em redução de acidentes e de forma mais rápida.
A boa notícia primeiro!
A quantidade de programas de segurança comportamental implantados cresce a cada dia. São inúmeras empresas e profissionais que adotaram esta prática para promover a excelência em Segurança nas operações de sua empresa.
O que é formidável!
Cada vez mais empresas se dedicam a desenvolver a cultura de Segurança.
Agora a má notícia (desculpe)…
Os programas estão agonizando… ou aqueles que os implantaram, pois:
- Muitas observações são realizadas e os acidentes não diminuem;
- O funcionário observado muda o seu comportamento durante a observação;
- Os indicadores não refletem a realidade;
- A qualidade da observação é sofrível
Não é um trabalho fácil e o sucesso no curso e longo prazos requer uma experiência profissional diferenciada.
O bom de 30 anos de experiência nesta estrada, implica que aprendemos alguns macetes e vou compartilhar com você agora:
- Trabalhar com um formulário preciso e com poucos comportamentos (Ex: os 5 mais críticos). E que estes comportamentos tenham se associado a maior parte dos acidentes.
- Garanta que os seus observadores vão observar onde é mais necessário: nas áreas e processos em que ocorrem mais acidentes.
- A observação e o feedback são feitos com qualidade. Na proporção mínima de 2:1
- Planos são feitos com os dados das observações e melhoram o comportamento.
- Todas as etapas anteriores agregam valor para os gestores e para a operação. Facilitam e não complicam.
Há muitas outras dicas além destas 5 dicas. Por hora, lembre-se que:
- Quanto mais você observar os seus liderados, melhor eles irão trabalhar.
- Quanto mais feedback você der aos seus liderados, melhor eles vão trabalhar.
Deixo uma pergunta para sua reflexão.
Qual a qualidade da presença e do relacionamento de seus líderes e observadores com a equipe operacional?